Santo do Dia

Wednesday, March 01, 2006

01 de Março.


Quarta-feira de Cinzas

Para sublinhar a entrada na Quaresma, nesta quarta-feira que a inicia, desenvolveu-se o gesto simbólico da imposição das cinzas. No início, apenas os que tinham pecado gravemente recebiam “o saco e a cinza” para se cobrirem durante este tempo que preparava a sua reintegração na comunidade cristã.
A partir do século X, este gesto foi alargado a todos os fiéis, de uma forma mais reduzida. Marcava-se assim o início de uma caminhada de conversão, de regresso e de esforço sobre si mesmo para se voltar para o Senhor. Este regresso é o próprio sentido da palavra “penitência” .
“Lembra-te de que és pó...”
S. Rosendo
Nasceu no concelho de Santo Tirso, em 907, filho de um companheiro de armas de Afonso III de Leão. Com 18 anos apenas, foi feito bispo de Mondoñedo, na galiza. Consolidou a paz, reconstruiu os mosteiros e igrejas, apaziguou clero e nobreza, libertou os escravos.
Escolhido para bispo de Dume, nos arredores de Braga, visitou longamente as regiões da Galiza e de Entre-Douro-e-Minho, tornando-se modelo de fé, humildade, confiança em DeusFoi o fundador de um dos mais célebres mosteiros beneditinos da Galiza, Celanova, na diocese de Ourense, habitado por uma comunidade modelo e procurado por bispos, condes, monges e muitos, muitos fiéis. Nesse mosteiro se retirou em 944 depois de renunciar ao bispado, mas em 970 foi chamado a administrar a diocese de Compostela, quando a região era assolada por invasões normandas.Morreu em Celanova, no dia 1 de Março de 977.


(FONTE: Disponível em: <http://evangelizo.org/>. Acesso em: 1º mar. 2006.).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home