31 de Março.

"Essa espécie de demônios não pode ser expulsa, a não ser com oração" Mc 9,29


"A Oração é o jejum da mente, pois quando rezamos afastamos dela pensamentos
mundanos para nos elevar até Deus. O Jejum e a abstinência de certos alimentos é
a oração do corpo, pois educamos nossa vontade corporal para se chegar à
perfeição espiritual. O jejum refreia a tagarelice. Ele nos fará misericordiosos
e dispostos a obedecer; destrói os pensamentos maus e elimina a insensibilidade
do coração.O jejum é uma maneira de exprimir o amor e a generosidade; através
dele, sacrificam-se os prazeres da terra, para obter as alegrias do céu."
"Ela é a condenação à morte dos membros do nosso corpo, em benefício da
vida do espírito. Ela é ainda a sepultura da vontade própria, e a ressurreição
da humildade" (Escada, Degrau 3:3).

"Eis que havia um homem chamado José... homem bom e justo, que não concordara
com o desígnio nem com a ação dos judeus. Era de Arimatéia e esperava o Reino de
Deus. Lc 23,50-51"
nanos dos Robertini, aparentada com os carolíngios e residentes nos arredores de Worms, mas pela sua educação e formação deve ser elencado entre os monges irlandeses. Depois da consolidação política dos francos e do desenvolvimento do trabalho missionário, pelo ano de 700 Ruperto se dirigiu à Baviera, onde a população, mesmo já tendo abraçado o cristianismo, tinha necessidade de aprofundar a sua fé e a vida cristã. Com o apoio do conde Teeldo da Baviera, fundou nas margens do Wallersee a primeira sede episcopal, construindo uma igreja em honra de S. Pedro (a atual Seerkinchen, na Áustria).
"Todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é semelhante a um pai de
família, que do seu tesouro tira coisas novas e velhas.¨ Mt 13,52


"Sem efusão de sangue não há remissão.¨ Hb
9,22b







"Todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha
, será exaltado" (Lc 14,11).


verdadeiro discípulo deve seguir para chegar à vida nova: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projectos, o caminho da obediência total e radical aos planos do Pai.

rentes estados de vida testemunhou a sua busca sincera pela santidade. Nasceu no ano de 1384 em Roma de família nobre e desde criança tinha vida de piedade e penitência. Prometida em casamento pelo pai, Francisca Romana , já percebia sinais de vocação religiosa, porém obediente ao pai casou-se com um jovem rico e tiveram seis filhos. Como esposa esforçou-se para ser uma ótima dona-de-casa e santa mãe, tanto assim viveu intensa vida de oração e caridade para com os da família e os pobres. Santa Francisca Romana sofreu muito com duas guerras, epidemias, fome, misérias que afligiram a Roma da época; perdeu três filhos e mais tarde o próprio marido que tanto amava. Francisca deu muita assistência aos doentes e pobres, ao ponto de ser chamada "Mãe de Roma", e na sua viuvez atendeu os apelos do coração chamado a uma consagração total, sendo assim viveu até sua morte em 1440, num congregação abençoada pelo Papa e iniciada por ela e amigas na caridade. 
S. João de Deus, religioso, fundador, +1550
"É pelo fruto que se conhece a árvore." Mt 12,33b
O Santo de hoje é muito conhecido, sobretudo no mundo português. É São João de Deus, português, nascido em Montemor-o-Novo (1495) e falecido em Granada (Espanha, a 8 de Março de 1550).
De seu nome João Cidade conta-se que, tendo transportado aos ombros um menino andrajoso que com dificuldade se deslocava, este lhe mostrou uma granada ou romã, com uma representação da Santa Cruz e, referindo-se à cidade espanhola com esse nome, lhe disse: "Granada será a tua Cruz". A seguir desapareceu.
A primeira parte da vida deste santo foi marcada por aventuras, algumas até curiosas. Abandonou a casa paterna aos oito anos. Fez-se soldado. Trabalhou em hospitais, como simples servente. Foi criado e comerciante. Manteve um pequeno negócio de livros. Ouvindo um sermão de São João d' Ávila sentiu-se tocado. Desfez-se de todos os seus bens. Reuniu esmolas e foi cuidar de doentes, especialmente dos loucos e dos incuráveis. Entre eles, como ele próprio conta, havia paralíticos, leprosos e até mudos. "Nas horas difíceis - dizia João de Deus - é Jesus Cristo quem provê tudo e dá de comer aos meus queridos doentes". Mantinha ele mais de oitenta hospitais, que fundara só em Espanha. Por isso, tornou-se também o Fundador dos Irmãos dos Enfermos. E foi declarado patrono dos hospitais por Leão XIII.
(FONTE: Disponível em: <http://evangelizo.org/>. Acesso em: 08 mar. 2006.).


a ilha da Sicília, ao lado de Sta. Luzia e de Sta. Rosália, patronas, respectivamente, das cidades de Catânia, Siracusa e Palermo. O martírio de Águeda se deu no dia 5 de fevereiro de 251, durante a perseguição de Décio. Infelizmente os autos de sua paixão só foram redigidos depois de 200 anos da sua morte, mais parecem conter elementos históricos que foram amalgamados com lendas.

ida São Simplício deu num período difícil devida a queda do Império Romano. O Santo de hoje foi chefe visível do rebanho universal de Cristo de 468 a 483. Simplício viveu num período em que toda a Roma e em si, toda a Itália foram invadidas por vários povos bárbaros: visigodos, hunos, vândalos. Do clero romano Simplício passou a Cátedra de Pedro e como Papa Santo viu a ruína do Império, mas para que não acontecesse o mesma na Igrejua muito se empenhava no prosseguir a Tradição Viva, evangelizar e livrar do cálice venenoso das heresias: Nestorianismo ( Cristo Homem separado do Cristo Deus ) e Monofisismo (Cristo duas naturezas, porém a divina suprimiu a humana). Com a queda da Roma dos Césares, com marco em 476, despontou-se a Roma dos Papa, já que em meio os conflitos dos bárbaros por causa do poder, foram os Papas, a começar por São Simplício , as autoridades máximas no campo moral e jurídico. Portanto São Simplício que faleceu em 483 na cidade de Roma soube conciliar e vencer no Espírito Santo os decisivos contatos com os reis bárbaros e com o rei das Trevas, promotor das heresias de ontem com as de hoje. 
“Lembra-te de que és pó...”
o III de Leão. Com 18 anos apenas, foi feito bispo de Mondoñedo, na galiza. Consolidou a paz, reconstruiu os mosteiros e igrejas, apaziguou clero e nobreza, libertou os escravos.