Santo do Dia

Monday, March 27, 2006

27 de Março.

São João do Egito
São João do Egito nasceu por volta do ano 305. Era de família muito pobre e precisou começar a trabalhar muito cedo como carpinteiro. Sua obediência era o que mais se comentava. Um eremita que o guiava espiritualmente, um dia para provar sua obediência, mandou que regasse um galho seco plantado no chão, e ele fez isto por mais de um ano.
Tudo o que lhe era mandado fazer, cumpria com solicitude e humildade. Quando o ermitão faleceu, São João foi para região de Licópolis e refugiou-se numa montanha, construindo ali três celas interligadas entre si: em uma fazia suas orações, na outra suas refeições e trabalhos e finalmente a de dormir. Permaneceu por aproximadamente 40 anos, abençoando o povo que ia lhe procurar.
São João do Egito ficou também conhecido como "Profeta do Egito". Morreu com 89 anos de idade, por volta do ano 374.
São Ruperto

(bispo)
Primeiro bispo de Salisburgo (Áustria), pertencia à família dos condes francorenanos dos Robertini, aparentada com os carolíngios e residentes nos arredores de Worms, mas pela sua educação e formação deve ser elencado entre os monges irlandeses. Depois da consolidação política dos francos e do desenvolvimento do trabalho missionário, pelo ano de 700 Ruperto se dirigiu à Baviera, onde a população, mesmo já tendo abraçado o cristianismo, tinha necessidade de aprofundar a sua fé e a vida cristã. Com o apoio do conde Teeldo da Baviera, fundou nas margens do Wallersee a primeira sede episcopal, construindo uma igreja em honra de S. Pedro (a atual Seerkinchen, na Áustria).
Tendo aquele lugar, porém, se mostrado inadequado para a fundação de um mosteiro episcopal, como o queria Ruperto e o conde, este lhe doou uma propriedade perto de Salzach (Salisburgo). Ruperto fundou, assim, no lugar da antiga cidade romana de Juvávun, o mosteiro de S. Pedro, o mais antigo de toda a Áustria. Juntamente com os companheiros, entre os quais sobressaem Cunialdo e Gislar, Ruperto consagrou todas as suas energias à evangelização e à civilização desse amplo território. Escolheu, entretanto, a sua sobrinha Eremtrudes como abadessa da abandia beneditina de Nonnberg. Estas duas abadias tornaram-se, assim, fonte de irradiação de vida religiosa para um vasto território.
Ruperto dedicou-se sem descanso à fundação de igrejas e ao estabelecimento de sacerdotes para delas cuidar. Comumente a data de sua morte é lembrada em 27-3-718. A grandeza de Ruperto está em ter fundado o centro missionário de Salisburgo, que mais tarde tornou-se arquidiocese. Ruperto foi um bispo-abade à maneira irlandesa, sem um território bem-determinado.



(FONTE: Disponível em: <http://www.catolicanet.com.br/>. Acesso em: 27 mar. 2006.).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home