Santa Ana Michelotti
A beata Ana Michelotti ficou mais conhecida com o nome de Irmã Joana Francisca da Visitação, fundadora das pequenas Servas do Sagrado Coração de Jesus para os doentes pobres. Nasceu em Annecy (Alta Sabóia, França), em 29-8-1843. Ainda menina, conheceu o sofrimento por causa de uma doença e também a pobreza por causa da morte prematura do pai. O tio Pe. Jaime Michelotti e o pároco encaminharam-na para a vida religiosa. Entrou para as aspirantes das Irmãs de São Carlos, voltadas para a instrução e educação da juventude. Mas o seu ideal desde a infância foi o da assistência aos pobres em domicílio. Por isso, estabeleceu-se em Lião, onde, em 1869, com Catarina Dufaut, se entregou ao cuidado dos doentes em domicílio com o nome de Pequenas Servas. Um grupo de leigos de Lião quis dar mais estabilidade ao grupo, atendendo em domicílio também os não crentes e as pessoas que estavam longe de Deus, sem nenhuma aparência de religiosas. Surgiram dificuldades. A guerra franco-prussiana de 1870 afastou a irmã Joana de Lião. Em 1871 foi para Turim e em 1874, com duas companheiras, deu início ao seu instituto, com a permissão do arcebispo de Turim. Não obstante as dificuldades, a obra firmou-se e expandiu-se com a abertura de mais duas casas. Em 1887, Irmã Joana afastou-se da direção da sua obra por motivos de saúde e veio a morrer no ano seguinte, no dia 1 de Fevereiro. Foi beatificada em 1975.
Santa Veridiana
A Santa que lembramos neste dia , Santa Veridiana, foi uma virgem consagrada a Deus, que na graça de Deus conseguiu viver sua entrega e daí se santificar. Nasceu em 1182 na cidade de Florença, numa nobre família, porém sempre orante e penitência nunca se apegou ao material.
Jovem inteligente passou a trabalhar com um tio que era rico comerciante . Santa Veridiana começou a administrar com grande habilidade os bens que envolviam o comércio de cereais no atacado, no entanto aplicava este seu dom para beneficiar também os pobres de Deus, seus grandes amigos. Santa Veridiana sentia que sua vocação não era de administradora , por isso começou a caminhar para uma vida mais intensa de oração, solidão, contemplação e penitência. Trabalhou com assistência aos peregrinos, fez viagens que lhe proporcionaram santificação, pois muito sofreu ao andar descalça e pedindo esmolas até chegar aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo.
Foi na sua terra Natal que debilitada ficou numa sela durante trinta quarto anos entregue a vida de solidão , penitênica e oração, ou seja, amando a Deus com todo o coração, alma e espírito. Seu alimento era pão e àgua e seu apostolado era a intercessão e conselhos aos irmãos. Foi elevada ao céu em 1242.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home